A alegria alheia, incomoda?

Todos vivemos cada segundo, suportamos cada problema, cada desafio com um único objetivo: ser feliz!

E quando a felicidade, no seu conceito mais básico, consiste em conseguir fazer com que o seu dia, aquele mesmo, cheio de problemas e desafios, passe de maneira leve e agradável?

Dando o seu melhor, sim (ok, talvez apenas uma parte do seu melhor), mas se permitindo rir de suas próprias falhas (e da dos outros, por que não?), aprender com os seus erros, sendo verdadeiros com as pessoas, enxergando as pessoas como elas são, e não como elas deveriam ser, e deixando que elas o enxerguem como você é.

Que mal há em praticar a confiança, a camaradagem, o bom humor? Que mal há em querer preencher a mais básica das necessidades humanas: o relacionar-se?

Pra mim não há nada mais mágico do que ouvir de outra pessoa: ‘eu poderia estar em qualquer outro lugar, fazendo qualquer outra coisa, mas eu prefiro estar aqui, neste momento, vivendo isso, porque me deixa feliz’, e fazer parte deste momento! Ou nem isso, apenas perceber no olhar do outro exatamente a mesma mensagem, sem que nenhuma palavra seja dita.

Mas, se você algum dia tiver o privilégio de viver essa sensação, saiba que as pessoas ao redor se sentirão incomodadas. Tudo o que é desconhecido não é compreendido. E o ser humano tem tendência ao destrutivo. O que eu não conheço, eu não entendo, o que eu não entendo, eu odeio, e o que eu odeio, eu preciso eliminar.

A alegria alheia incomoda sim. E muito. Principalmente quando ela evidencia a nossa própria incapacidade de ser alegres.

P.S.: Um dia eu gostaria de ser uma pessoa elevada a este ponto:

http://paulocoelhoblog.com/2010/11/27/oracao-do-perdao-o-aleph

Leave a Reply

