Homens são de marte?

Segundos os cientistas, há diferenças fisiológicas, orgânicas e perceptivas entre os cérebros masculinos e femininos. Há diferenças na sensibilidade a determinados neurotransmissores, na distribuição de receptores, volume de sinapses… enfim, o fato é que, estruturalmente, nosso cérebro é infinitamente diferente do deles.

Tempos modernos. Mulheres trabalham, ganham seu próprio dinheiro, são mais independentes. Invadiram os ambientes antes freqüentados apenas por homens. Começaram a vê-los em ação. O homem macho do sexo masculino (sic) em toda a sua glória e esplendor, atuando em campo.

E, mesmo sem a ajuda dos cientistas, percebemos que eles são total, completa e absolutamente diferentes de nós. Parece até que são de outro planeta.

Eles são de Marte, nós somos de Vênus. *

Não sei vocês, caras leitoras, mas eu tenho uma curiosidade interminável de entender como eles pensam, a visão deles do mundo e das coisas. Então eu observo. E observando, eu descubro.

Descobri, por exemplo, que eles são infinitamente melhores do que nós pra achar um caminho e pra parar o carro numa vaga. Que são incapazes de achar uma roupa no armário ou um objeto na geladeira. Descobri que eles não conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. Que têm uma necessidade de espaço e de silêncio muito maior do que a nossa. Que eles tem um botão de “desliga” no cérebro que permitem que eles não escutem uma palavra do que estamos falando e que consigam uma façanha com a qual eu só sou capaz de sonhar: pensar em absolutamente nada.

Sem contar a memória! Eles sabem de cor e salteado a escalação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982, mas nunca, em hipótese nenhuma, conseguem lembrar do aniversário de namoro/ casamento.

Descobri também, que eles são muito mais práticos que nós com a maioria das coisas. Eles não perdem um moooonte de tempo ponderando um milhão de coisas para decidir coisas simples e básicas (tipo, com que roupa vão trabalhar naquele dia, sabe?)

Eles têm, também, uma necessidade de diversidade muito superior à nossa. E isso está em sua carga genética. Vem da época em que a humanidade precisava povoar a terra e o homem tinha a função de “espalhar a semente”, perpetuar a espécie. Hoje em dia isso é observado na quantidade de fotos e filmes de conteúdo erótico que eles possuem e em tantas conversas sobre sexo. Sexo é o assunto favorito dos homens (ok, seguido, muito de perto, por futebol, é verdade).

A necessidade de auto-afirmação deles é comparável à nossa, mas é manifestada de uma forma diferente.

Primeiro que eles não assumem que precisam se auto-afirmar. Macho que é macho não precisa provar nada para ninguém, nem para si mesmo!

E enquanto nós, mulheres, nos comparamos às outra cruelmente e pensamos em mil truques para parecermos mais bonitas, a auto-afirmação dos homens costuma vir com aquela fugidinha eventual ao bar com os amigos (muitas vezes, escondido da mulher). Só pra provar que eles têm essa liberdade. Ela pode vir também com um flerte com uma linda mulher que provavelmente ele nunca vá ter. Só pra mostrar que ele ainda está na ativa e que ainda é capaz de arrebatar nossos corações. Tipicamente masculino.

Eu, mulher, adulta, independente e pensante, pude aprender todas essas coisas sobre os homens em meus momentos de observação. E passei a admirá-los em sua praticidade e objetividade. Passei e gostar mais ainda do sexo oposto, porque o jeito deles de pensar é muito mais simples que o nosso.

Temos muito que aprender com os homens sobre como descomplicar as coisas e curtir mais a vida.

E, apesar de, às vezes, nos fazerem ter vontade de mandá-los para o espaço (falaremos sobre isso no próximo post), eles não são de outro planeta.

* Em referência ao famoso livro: GRAY, John. Homens são de Marte, mulheres são de Vênus. Rocco; 1997

One Trackback to “Homens são de marte?”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: